Contexto Histórico 1
Niccolò Machiavelli nasceu em Florença, terra de Dante, em 3 de maio de 1469, em uma velha família toscana que alcançara certa eminência no passado mas que não era das mais poderosas da cidade, como os banqueiros Pazzi ou os Médici. E, na época em que Niccolò entrou em cena, seu ramo da família enfretava tempos difíceis.
Seu pai, o advogado Bernardo, enredara-se com o fisco, fora declarado insolvente e proibido por lei de exercer a profissão. Mas não se pode esperar que um advogado cumpra a lei. Bernardo conseguia na calada, oferencendo seus serviços a preços módicos a quem se encontrasse em situação financeira semelhante. Sua única outra fonte de renda era a pequena propriedade que herdara, onze quilômetros ao sul de Florença, na estrada de Siena. Era um lugar idílico nas montanhas toscanas, mas as vinhas e o queijo de leite de cabra mal davam para sustentar a família. A vida era austera na casa Machiavelli. Como mais tarde observou Niccolò: “Aprendi a passar sem conforto antes de aprender a desfrutá-lo.” Bernardo não podia bancar uma educação formal para o filho; ocasionalmente tem letrado em dificuldades era contratado como tutor. Mas o advogado não fora sempre um falido. Tinha, portanto, sua biblioteca, e lgoo o jovem Niccolò lia extensamente, em especial os clássicos. O pálido rapaz sem posses teve a imaginação incendiada pelas maravilhas da Roma antiga.
O menino isolado deu lugar a um adolescente solitário, com um olhar apreensivo e oblíquo que lhe dava curioso ar de culpa. Tomou consciência do mundo ao redor, calmamente se situando nele e situando-o à luz de suas leituras. Mesmo nesse isolamento, logo se deu conta de sua inteligência privilegiada. Assim, logo percebeu a nova perspectiva humanista que começava a permear tantos aspectos da cidade que o envolvia. Florença emergia do torpor intelectual da Idade Média, sentia-se viva, desperta, confiante. A Itália liderava a civilização ocidental rumo à Renascença. Era possível