auditoria contabil
FRAUDE NA AUDITORIA DO CASO PARMALAT
ANA LUIZA DUARTE, JÉSSICA THAYNÁ ARAÚJO, KÉZIA RUAMA SALGADO, LORRANE FELINA DE SOUZA, LOYSE CASTRO MOREIRA, WILSON RODRIGUES.
Taguatinga, DF
2015
1. INTRODUÇÃO
A Parmalat é uma empresa italiana de produtos alimentícios. Foi fundada por Calisto Tanzi em 1961 na cidade de Collecchio, na província de Parma, expandiu seus negócios através de subsídios da união Européria e instalou-se no Brasil em 1972.
Na década de 90 abriu seu capital e se tornou uma das principais empresas alimentícias do mundo. A marca se transformou no primeiro produtor de leite e começou a desenvolver seu produto usando o método de pasteurização em altas temperaturas.
Foi uma grande empresa europeia de produtos lacticínios antes de a justiça italiana declarar sua falência em dezembro de 2003.
Calisto Tanzi, o ex-presidente do grupo italiano Parmalat, cuja falência em 2003 deixou um buraco de 14 bilhões de euros, foi detido no dia 5 de maio de 2011 em Parma, depois de ter sido condenado de forma definitiva a oito anos e um mês de prisão, anunciou a polícia.
Desde 2011 faz parte da Lactalis (uma multinacional francesa de produtos lácteos).
2. DESENVOLVIMENTO
2.0 COMO OCORREU A FRAUDE
A Parmalat significava o exemplo de um sucesso impulsionado pela dinâmica da globalização liberal. Começando como uma pequena empresa familiar de distribuição de leite pasteurizado localizada nos arredores de Parma, na década de 60, ela se desenvolveu graças à habilidade de seu fundador, Calisto Tanzi, e aos generosos subsídios da União Européia. A partir de 1974, a Parmalat internacionalizou-se, instalando-se no Brasil e, depois, na Venezuela e no Equador. Multiplicou suas filiais e criou empresas intermediárias em todos os territórios que oferecessem facilidades fiscais (Ilha de Man, Holanda, Luxemburgo, Áustria e Malta) e, em seguida, nos paraísos fiscais (Ilhas Caiman, Ilhas Virgens