atps de estatistica
Após está etapa entenderemos como funciona a teoria introdutória de Estatística Descritiva, aprenderemos a raciocinar estatisticamente, descrever informações de forma adequada, tirar conclusões a partir de grandes populações com base somente na informação obtida de amostras, seremos capazes de melhorar processos e obter previsões confiáveis a partir de variáveis de interesse.
1.1.Estatística Descritiva.
A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
A Estatística (ou ciência Estatística) é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
Como podemos ver no significado das palavras Estatística e estatística descritiva para as duas possam ser funcionais, e uteis para o nosso dia a dia, devemos buscar dados, e esses dados diferem por classes sendo esses dados quantitativos e dados qualitativos.
Como dados quantitativos temos, por exemplo: dados que se referem a números e quantidades, como quantas pessoas moram em uma cidade, moram em um país, quantas pessoas nascem em um determinado ano e também quantas pessoas irão votar em determinado candidato.
Como dados qualitativos temos, por exemplo, dados que se referem à qualidade, como cor de cabelo, estado civil, quantos são homens e mulheres que nascem em determinada região, religião.
No caso analisado na primeira etapa, analisaremos duas lâmpadas de marcar distintas, e juntar os dados de 40 lâmpadas, de cada marca o tempo de duração de cada uma delas, para poder analisar qual das duas marcas é melhor.
E os principais procedimentos da estatística descritiva são: coleta, organização, apresentação e descrição visando