Contexto historico- resumo
A idade também conhecida como idade das trevas, foi um momento de tormentas e também de avanços, apesar destas. Nesta época , nos é conhecido o império bizantino. Império este, onde o império romano buscava acabar com as invasões bárbaras, impondo toda a sua força, avançando e devastando outros reinos, conquistando-os a todo custo.
No tocante aos avanços de arquitetura e pintura, o período foi propício também para o crescimento dos mesmos, uma vez que o homem vivia uma duabilidade, um jogo de pensamentos e ideias, um espécie de medo que buscava ao mesmo tempo uma certa coragem. Assim as pinturas rupestres e pitorescas eram uma constante nesta época, daí também as poesias e as artes rústicas nas arquiteturas. O modelo gótico neste instante está em alta.
A igreja contribuiu também para todo esse avanço, impondo sobre o homem da época regras e estilos de vida que se fazia-o resumido ao medo de seus ideais. Nesta época também a igreja avança buscando retomar as suas ideais anteriormente afrontadas pelos reformistas, surge assim a contra reforma, e a partir daí as torturas,inquisições e vendas de indulgencias.
A igreja apesar de todas as formas martirizantes que propagou para em busca do retorno de seus ideias e “fiéis”, teve o seu marco histórico e presente para todo o avanço artístico que perpassaram os épocas e momentos, uma vez que mesmo nestes momentos críticos, o homem ao buscar se libertar de alguma forma, buscava abstrair os seus sentimentos contrários a tudo o que passava e sofria. A igreja seguiu conquistando o seu poderio catequizando, evangelizando e escravizando homens e mentes. ATIVIDADES PROPOS TAS
01. Nos dias em que vivemos, podemos dizer que ainda estamos na “idade das trevas”?. Comente a sua resposta.
02. Quando nos referimos a idade media e igreja, nos vem a lembrança as vendas de indulgências. No contexto religioso em nosso dias, podemos ver ainda resquícios desta