resumo do contexto historico europeu no seculo XIX
No século XIX a Inglaterra possuía o governo monárquico constitucional. Encontrava-se com certo avanço industrial, quando comparados com os demais países europeus, pois estes começaram a atividade industrial na metade do século XIX. A Inglaterra dominava parte da África e Ásia. Todos esses acontecimentos ocorreram durante a Era Vitoriana (1837-1901). Como o governo era constitucional, o parlamento estava tentando entrar em consenso com o proletário atendendo algumas de suas necessidades na tentativa de evitar manifestações. A França passava por sua situação semelhante a da Inglaterra. Com o Congresso de Viena a dinastia Bourbons reconduziu o poder, mas não conseguiam controlar o descontentamento da burguesia e evitar revoltas, visto que os rebeldes queriam adquirir direito de voto e direitos trabalhistas. Na Revolução Francesa de 1830 o governo passa de uma monarquia absolutista para uma constitucional, sob a liderança de Luís Felipe de Orleans (1830-1848).
O socialismo estava influenciando o período, com isso o rei Felipe é derrubado. Com essas três correntes ideológicas (absolutismo, socialismo e liberalismo) ocorreram uma onda revolucionária conhecida como Primavera dos Povos, Uma revolução ocorrida em 1848, mas baseada na de 1830.
O rei Luís Felipe era aliado das classes dominantes e deixava os interesses das outras classes de lado. Com a crise econômica e rural ocorrida entre 1845 e 1846 e a revolta dos trabalhadores, a revolução iniciou-se e alastrou-se por toda a Europa.
Na França a Revolução contribuiu para a criação do governo provisório que era comandado pelos socialistas e liberais. Sequentemente com Napoleão III eleito como presidente, o qual implantou o voto universal e alguns direitos trabalhistas. Em 1852 Napoleão deu um golpe no Estado e iniciou o seu Segundo Império que duraram 19 anos. Ele expandiu o imperialismo francês e estimulou o desenvolvimento industrial. Porém, com a derrota da Guerra Franco-Prussiana o segundo reinado é