Contexto Hist Rico
A cidade de Barcelona e os seus arredores dispõem de indícios de vida humana datados do Neolítico. Mas os Iberos foram o primeiro povo a instalar-se de forma consistente nesta zona, cerca de 7 séculos antes de Cristo.
A história da cidade de Barcelona começou a ser escrita no século VII a.C. quando, nestas terras, se instalaram os Layetanos, um povo ibero que começou a povoar estas terras, ao qual se seguiu os Cartagineses, que ocupou as terras durante a Segunda Guerra Púnica. Depois, chegaram os Romanos, que, decorria o ano de 218 a.C., batizaram Barcelona como Julia Augusta Paterna Faventia Barcino. Esse povoado foi evoluindo até se converter num dos principais portos do mar Mediterrâneo ocidental, alcançando na Idade Média a primazia sobre o resto dos condados catalães e convertendo-se na capital da Coroa de Aragão. A cidade cresceu de tal forma, que ultrapassou os 10000 habitantes.
Porto de Barcelona, gravura francesa do século XVIII.
Barcelona romana
Entre 218 a.C. e o século I a.C. a informação sobre Barcelona é escassa. Quando a República Romana decidiu entrar na península Ibéricapara se contrapor ao poder dos cartagineses, acabou por se tornar uma conquista territorial que duraria até 19 a.C., ano em que Augusto daria por concluído o controlo da península. O prolongamento desta conquista deveu-se à forte resistência que exibiram os povos do interior e do norte (Guerras Cantábricas). As cidades já dominadas do noroeste peninsular serviram de base para levar a caboesta empresa. Barcino beneficiou discretamente destes feitos sob a superioridade de outras cidades como Tarraco (Tarragona) ou César Augusta (Saragoça).
Durante o controlo de Roma por Augusto (27 a.C. - 14 d.C.), que converteu os seus domínios em império, formalizou-se o nome de Barcino (entre 15 e 10 a.C.), forma reduzida da oficial Colonia Faventia Iulia Augusta Pia Barcino, ou, por extenso, Colônia Iulia Augusta Faventia Paterna Barcino (Inscr. ap. Gruter, p. 426,