conteudos previos
O estudo dos Conteúdos Prévios, refere-se a analisar os saberes dos alunos e que são essenciais para o aprendizado, antes de começar a ensinar o conteúdo propriamente dito. Conforme trecho do livro: “Para que um novo instrumento lógico se construa, é preciso sempre instrumentos lógicos preliminares: quer dizer que a construção de uma noção suporá sempre substratos, subestruturas anteriores e isso por regressões indefinidas.”
Jean Piaget, no livro Problemas de Psicologia Genética ( Coleção Os Pensadores) Para Piaget, todo conhecimento somente é possível porque há outros anteriores. É dessa maneira que se desenvolve a inteligência. Trazendo este método para os dias atuais, acredito que quando os professores trazem exemplos da rotina do aluno para a sala de aula, e colocando o aluno dentro do contexto do conteúdo ensinado, fica extremamente mais fácil para este aluno aprender. Pois com isso ele consegue se identificar no meio. Um exemplo claro de um estudo nos dias atuais de Conteúdos Prévios seria: Quando o professor irá ensinar a matéria de matemática e dentro desta irá explicar soma, e traz para sala de aula 10 maças e coloca 5 em cima da mesa e começa a perguntar para o seu aluno:
- Professora: ¬João quantas maças eu tenho aqui:
- João: ¬ 5 professora
-Professora: ¬ João se colocar mais estas 5 aqui, quantas eu tenho agora:
- João: ¬ São 10 Professora.
E assim ela vai mudando as quantidades e analisando cada aluno da sala e com este teste ela pode saber qual é o conhecimento prévio de cada aluno de sua sala de aula. E isto é de extrema importância pois a partir do resultado deste teste esta professora irá planejar, pois não adianta nada também fazer todos este trabalho e não utilizar este conhecimentos individuais de seus alunos para melhor ensina-los da melhor maneira possível.