Contação de histórias
O presente trabalho de conclusão de curso é uma abordagem teórica e prática das experiências vividas em sala de aula por nós acadêmicas do curso de Pedagogia na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí de Rio do Sul.
Acreditamos que a leitura e contação de histórias é um instrumento de aquisição e transformação do conhecimento, independentemente de a criança ser especial ou não.
Portanto faz-se necessário oferecer os recursos e o espaço para que isso seja possível. Para tanto, uma estratégia possível é proporcionar as crianças especiais o processo de leitura a partir da contação de histórias.
Com este intuito de proporcionar as crianças especiais o contato com o livro e a leitura surge à pergunta de pesquisa: Será que a contação de histórias provoca a expressão das crianças especiais?
Com base neste questionamento este trabalho tem como objetivo de provocar a expressão das emoções das crianças especiais através da contação, e, além disso, tornar a contação um hábito gostoso que de prazer tanto na comunidade escolar como na vida dessas crianças.
Este trabalho iniciou-se com observações feitas em instituições, na qual resultou em um projeto baseado em uma das inquietações observadas.
Na seqüência buscou-se o contato com as crianças especiais, na qual aplicamos a contação de histórias, ou seja, nossas vivências planejadas.
O trabalho foi finalizado com uma entrevista feito com professores da Educação Especial na Escola Cecília Maria Devigili de Agrolândia, sendo esta a mesma instituição na qual aplicamos nosso estágio, essa entrevista tinha como objetivo comprovar se esta prática da contação de histórias é utilizada nesta instituição.
1. AS expressões ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA
As crianças com qualquer atraso no desenvolvimento neuro-motor, independentemente de suas condições físicas, sensorial, cognitiva ou emocional, tem as mesmas necessidades de afeto, proteção,