Contação de história
Sequência Didática
Iolanda Pacheco
Língua Portuguesa
Identificação:
Sequência Didática Gênero Textual: Conto
Série: 6º Ano
Duração: 2 meses
1. Introdução
Os contos são narrativas curtas e atrativas pela construção do enredo. Apresentam uma situação de conflito, que deverá ser solucionada no desfecho da história. Por ser uma narrativa curta, é um texto rápido para ler e atrativo. Nas séries iniciais, o primeiro contato com o gênero dá-se através dos contos de fada. Conforme os alunos vão se desenvolvendo, outros tipos de conto serão inseridos na leitura escolar, como: conto de aventura, conto policial, conto contemporâneo, conto fantástico. Por ser leitura deleite e fazer parte da literatura, é primordial que os alunos entrem em contato com esse gênero textual: o conto.
2. Fundamentação Teórica:
Conto: Características do gênero literário
O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.
Grande flexibilidade
Por outro lado, o conto é um gênero literário que apresenta uma grande flexibilidade, podendo se aproximar da poesia e da crônica. Os historiadores afirmam que os ancestrais do conto são o mito, a lenda, a parábola, o conto de fadas e mesmo a anedota.
O primeiro passo para a compreensão de um conto é fazer uma leitura corrida do texto, do começo ao fim. Através dela verificamos a extensão do conto, a quantidade de parágrafos, as linhas gerais da história, a linguagem empregada pelo autor. Enfim, pegamos o "tom" do texto.