Contas a receber
As Contas a Receber representam, normalmente, direitos provenientes da venda a prazo de mercadorias e serviços, além de transações envolvendo outros ativos que não estoques, as quais geram valores a receber. Inclui ainda adiantamento de recursos, empréstimos e financiamentos. Dessa forma, os valores decorrentes da venda a prazo de mercadorias e serviços estão representados como Contas a Receber – Cliente, enquanto as demais transações não relacionadas ao objeto principal da empresa apresentam-se como Contas a Receber - Outros Créditos.
Normalmente, o grupo de Contas a Receber é representado pelas seguintes contas: * Contas a Receber - Clientes. * Duplicatas a Receber. * Duplicatas Descontadas (conta credora). * Saques de Exportação * Saques de Exportação Descontada (conta credora). * Adiantamento sobre Cambiais Entregues (conta credora). * Provisão para créditos de Liquidação Duvidosa (conta credora). * Provisão para Perdas. (conta credora) * Contas a receber – Outros Créditos. * Titulo a Receber * Cheques em Cobrança. Dividendos a receber. * Adiantamento a Terceiros * Juros a receber * Impostos a recuperar. * Empréstimos e Financiamentos * Empréstimos Compulsórios * Banco C/ Vinculada * Outros créditos * Provisão para credito de liquidação Duvidosa (conta Credora) * Provisão para perdas (conta credora).
O controle das Contas a Receber fornece informações para tomada de decisões sobre um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe os créditos a receber originários de vendas a prazo. Possibilita a identificação dos seguintes elementos, além de outras informações: a) A data e o montante dos valores a receber, os descontos concedidos, e os juros recebidos; b) Os clientes que pagam em dia; o montante das créditos já vencidos e os períodos de atraso; c) As providências tomadas para a cobrança e o recebimento dos valores em atrasos; d)