Contagem a diversidade etno-cultural --- um povo em busca de identidade cultural
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 9
5 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O presente texto navega na complexidade do indivíduo negro em busca de uma identidade grupal e o direito a diversidade na sociedade capitalista na qual ser diferente significa muitas vezes, exclusão e discriminação, pois alimenta as desigualdades entre os indivíduos. Com o auxílio de vários estudiosos, busquei compreender e fazer uma abordagem acerca de temas como: Capitalismo; Diversidade; Preconceito; Sociedade; Concepção de indivíduo e Identidade. ‘’ Através de muitas pesquisas relacionei e dispus o conteúdo, pegando a vertente do valor da família, a religião, o trabalho, as tradições, a cidade aos diferentes grupos sociais. Este artigo investiga uma comunidade de remanescentes Quilombos na cidade de Contagem, com o objetivo de aprender um pouco sobre o grupo dos Arturos. Assim, a população negra de Contagem será entendida como uma, dentre muitos espaços de socialização capaz de contribuir no processo de construção da identidade negra individual e coletiva.
DESENVOLVIMENTO
O conceito de indivíduo passa primeiro pelo psíquico e depois pelo social, pois o homem deve olhar para si e reconhecer sua origem, a fim de estabelecer suas relações humanas. O ser humano é moldado a partir das suas relações com o mundo das influências socioculturais que cada pessoa esta submetida ao chegar ao mundo. A palavra indivíduo é utilizada para identificar uma pessoa e essa se traduz em um conjunto de elementos de ser e estar. O ser humano não vive isolado no mundo. Ele se relaciona com outras pessoas e essas com outros grupos e cada grupo se distingui uns dos outros através de seus símbolos, suas crenças e valores em geral.
A identidade não é algo inato. Ela se refere a um modo de ser no mundo e com os outros. É um fator importante na criação das redes de relações e de referências culturais dos grupos sociais. Indica traços