Contagem de hemáceas
* E-mail * Digg * Facebook * del.icio.us * twitter * Yahoo Buzz * LinkedIn * MySpace
Nome formal: Contagem de hemácias
Exames relacionados:
Hemograma, hemoglobina, hematócrito, esfregaço de sangue, exames do ferro, contagem de reticulócitos, vitamina B12 e folato, índices hematimétricos, aspirado e biópsia de medula óssea, glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), eritropoietina * De relance * Amostra * Exame * Perguntas frequentes * Links
De relance
Por que fazer este exame?
Para determinar o número de hemácias no sangue; usada no diagnóstico e na monitoração de distúrbios que afetam as hemácias.
Quando fazer este exame?
Como parte do hemograma, como um exame de rotina ou quando o médico suspeita de anemia (diminuição do número de hemácias) ou de policitemia (aumento do número de hemácias).
Amostra:
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou de uma picada de agulha em um dedo (crianças e adultos) ou no calcanhar (recém-nascidos), em casos de não ser possível a coleta de sangue venoso na veia do braço.
É necessária alguma preparação?
Nenhuma
A amostra
O que está sendo pesquisado?
As hemácias, também chamadas glóbulos vermelhos, são células do sangue que transportam oxigênio. A contagem de hemácias determina seu número em um volume determinado de sangue e é um dos exames incluídos no hemograma, usado com frequência em avaliações de rotina da saúde de uma pessoa.
O sangue é formado por alguns tipos diferentes de células em suspensão em um líquido chamado plasma. Além das hemácias, o sangue contém leucócitos e plaquetas. As células do sangue são produzidas na medula óssea e liberadas na circulação quando estão maduras. As hemácias representam cerca de 40% do volume do sangue. Contêm hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo.
A vida normal de uma hemácia é de cerca de 120 dias. A medula óssea repõe continuamente