Contador simplificado
Experiência 2 - Contador Simplificado
Objetivos:
O objetivo desta experiência é ensinar os recursos de software comumente utilizados para tratamento de debounce de teclas e a manipulação de variáveis declaradas na RAM do microcontrolador.
Introdução:
O método debouncing é uma técnica utilizada para certificar que um botão, que foi pressionado uma vez, seja interpretado como apenas um aperto de botão. Por outro lado, se apertarmos o mesmo botão por cinco vezes seguidas em um segundo, o nosso programa tem de conseguir ler corretamente cinco apertos de botão. Verificar se uma tecla está acionada por um determinado tempo, também pode ser utilizado para ativar comandos, como por exemplo, quando tivermos um programa sendo rodado em um PIC e para entrar nas informações do programa segura-se certa tecla por 10 segundos.
Na experiência o realizada o software faz uso do grupo de leds para representar de forma binária o valor da variável “CONTADOR” declarado na Ram do microcontrolador. Utilizando o botão RB0 altera-se o valor da variável através de instruções de incremento e decremento. O valor está limitado por constantes declaradas no início do código. Como apenas um botão é utilizado, a variável é incrementada até o valor máximo e em seguida decrementada até o valor mínimo, permanecendo neste looping indefinidamente. Foi utilizado um flag para alterar o sentido da contagem sempre que um dos extremos é atingido. Foi feito o tratamento de debounce da tecla que consiste em testar repetidas vezes se a tecla foi realmente pressionada para somente depois executar a ação correspondente. Sempre que a tecla estiver solta o contador de debounce (variável “FILTRO”) é inicializado e sempre que a tecla for pressionada o valor da variável “FILTRO” é decrementado, de forma que a tecla somente é considerada pressionada quando o valor de “FILTRO” for igual à zero.
Resultados e Discussão:
Os resultados obtidos com a