Contador Comtemporaneo
Uma das principais características de um contador contemporâneo é ter um conhecimento aplicado e ser sempre flexível, e deve estar sempre preparado para enfrentar as novas exigências que o mercado contábil brasileiro exige. Seu conhecimento deve ser completamente amplo e estar sempre apto a atender as novas normas contábeis internacionais, entre elas, as legislações fiscais das empresas tributadas pelo Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Além disso, um contador do século XXI, o chamado contador contemporâneo deve entender bem até mesmo de informática, para desenvolver planilhas, desenvolver redações e elaborar os Contratos Sociais de seus novos clientes, e reescrever as alterações contratuais das Empresas. Resumindo, o Contador passou apenas de ser um Guarda-Livros para se tornar um Contador Gestor.
CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
CONFIABILIDADE: Para uma informação contábil ser util ela deve ser totalmente confiável e livre de erros, e representar adequadamente aquilo que se propõe a demonstrar.
Uma informação contábil confiável faz com que quem está lendo a informação possa tomar decisões com base na representação. Exemplo: O lançamento da compra de um ativo imobilizado e o valor pago por ele, nesse caso a contabilidade estaria representando confiavelmente o ativo adquirido.
EQUILIBRIO ENTRE CUSTO E BENEFÍCIO: Os benefícios que surgem após a elaboração da informação devem ser maiores que os custos de produzi-lás.
Geralmente os custos não recaem sobre aqueles que irão usufruir dos benefícios. Vários usuários podem desfrutar dos benefícios, e não só aqueles que forem destinados. Exemplo: O fornecimento de maiores informações aos credores por empréstimo pode reduzir os custos financeiros da entidade. PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
O Princípio da Competência determina que as transações sejam registradas na contabilidade no momento em que ocorram, e não apenas na hora do pagamento e/ou