Contador contemporâneo
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PROFA. SUZANA ZANON
Nathalia Nunes da Silva
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E O CONTADOR COMTEMPORÂNEO
O mercado de trabalho para o contador é desafiador e caracteriza-se como sendo um dos mais amplos. A grande maioria da população denomina ser um mal necessário, quando deveria ser considerado o bem mais necessário dentro de toda e qualquer organização.
Um profissional da área contábil não deve conter só noções sólidas de finanças, economia e gestão, mas, também de ciências humanas, ética e responsabilidade social. Os novos tempos requerem um novo perfil de profissional, mais compromissado, com sucesso e resultados de seus clientes, mas do que “fechar balanços”, preencher formulários de impostos de renda, executar auditorias e pericias contábeis. O atual contador é o elo fundamental perante as transformações em todos os setores da sociedade, em constante busca de eficiência e qualidade. A complexidade do mundo atual tem propiciado o surgimento de problemas de difícil solução para a contabilidade. Como conseqüência, tem sido criticada por não apresentar informações em quantidade e qualidade desejadas por seus diversos usuários, em especial no que se refere a uma avaliação mais adequada do valor do patrimônio das empresas. Para avaliar a sua real importância deve-se imaginar como seria o mundo sem a contabilidade. Certamente haveria uma maior dificuldade para toda a humanidade. Não haveria controle dos recursos públicos e privados além da impossibilidade da avaliação das entidades, influenciando todo o sistema de alocação de recursos.
Atualmente os empresários estão mais próximos de seus contadores, pois as tecnologias deixam os profissionais contemporâneos mais criativos e com visão empresarial, assim conseguindo repassar as informações e soluções necessárias para seus clientes. Entende-se, portanto que a contabilidade surgiu pela necessidade dos donos de patrimônios