Contabiliza O Do Goodwill
De acordo com as normas internacionais de contabilidade, um ativo intangível é “ um ativo identificável ,sem substancia física para uso na produção ou fornecimento de bens e ou serviços , para ser alugado a terceiros ou para propósitos administrativos”.
Como regra geral, o IAS 38 exige como Platão que um ativo intangível deve ser amortizado em base sistemática, adotando-se a melhor estimativa possível de vida útil não superior a 20 anos.
Amortizar o ativo intangível durante a melhor estimativa de sua estimar o valor recuperável do ativo intangível, evidenciar as razões da pressuposição de que a vida útil do ativo intangível é superior a 20 anos,um ativo intangível pode ser claramente identificado do goodwill um ativo é separável se a entidade puder alugar, vender, trocar ou distribuir os benefícios econômicos futuros atribuíveis para o ativo, o goodwill é um intangível que presumivelmente permite à empresa auferir ganhos para quais os ativos tangíveis isoladamente não teriam essa capacidade. Goodwill é a diferença ou excesso pago entre valor contábil das ações e valor de mercado dos ativos líquidos adquiridos ou ainda,o direito sobre lucros futuros esperados da companhia.
A principal questões sob a perspectiva contábil envolvendo o goodwill, deve ser reconhecido como um ativo (e amortizado segundo a expectativa de benefícios futuros), ou deve ser imediatamente baixado contra o Patrimônio Liquido ou resultado do Período.
Os principais estudiosos sobre o tema destacam 4 alternativas possíveis :
Capitalização como ativo,sem amortização
Capitalização como ativo, com diferença prazos para amortização,em função do prazo útil de obtenção dos benefícios futuros.
Baixa imediata contra o Patrimônio Líquido (Lucros Acumulados)
Baixa imediata contra o Resultado do Exercício
Com relação às normas norte-americanas, prevaleceu até 2001 o APB Opinion 17, que preconizava a capitalização do goodwill como ativo e sua amortização em até 40 anos. Após