Humberto Eco Trabalho sobre Apocal pticos e Integrados

667 palavras 3 páginas
Humberto Eco:

Escritor e Filósofo Italiano, é membro da Unesco, recebeu várias Indicações ao Prêmio Nobel e é Doutor Honoris Causa em 38 Universidades ao redor do mundo "Dr. h. c. mult.", (Doutor honoris causa multiplex).
Escreveu em 1965 o livro técnico e Desenvolveu o tema de nosso trabalho: “Apocalípticos e Integrados”, tratando dos fenômenos e consequências da Cultura de Massa, atualmente denominada Indústria Cultural.

Os Apocalípticos e os Integrados servem para designar as correntes teóricas; Os críticos de Frankfurt e os funcionalistas, (Americanos).
Eles se diferenciam pela contestação e o questionamento.
É preciso Interpretar qualquer fenômeno cultural como um ato de comunicação regido por códigos:

O que é cultura de massa:
É uma expressão, criada com o objetivo de atingir a massa popular, sem distinção de qualquer natureza, seja ela social, étnica, etária, sexual ou psíquica.
O termo Cultura de massa, foi substituído por Indústria Cultural.
A cultura de massas não possui uma estética definida, mas ela se vende como se tivesse...
Essa Cultura de Massa existe, porque o que atrai o público é algo em comum !

Os Apocalípticos confeccionam teorias sobre a decadência da sociedade em função da Industria Cultural / Cultura de Massa, porém eles usam “os canais” para difundir suas ideias, ou seja, os canais tem sim sua utilidade...
Os Apocalípticos consolam o leitor, quando valorizam o super homem, aquele que é culto e capaz de ser o melhor e portanto se destacar dentre os demais.
Eles fazem uma conexão de ideias físicas e espirituais.
Para os Apocalípticos, a Industria Cultural transforma a Arte em Mercadoria, eles sabem que a Industria Cultural não está sozinha, mas sim ligada à Política e à Economia, bem como à Mercantilização dos valores humanos.
Para os Apocalípticos, a Cultura de Massas destrói a sociedade, quando a infesta de produtos sem qualidade; Eles se preocupam em entender a Cultura como elemento de Transformação da

Relacionados