Contabilidade
Provém da deficiência de registros no comércio, indícios levam a crer que eram dos fenícios as primeiras cidades comerciais entretanto o escambo que era a atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada ,feitas por simples registros. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais fácil de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fáceis de gravar , quando já em grande quantidade, necessitando registros ,esse controle começou a ser mais rigoroso com o surgimento das administrações particulares.
Naquela época todas as vendas era feitas a vista, utilizavam-se ramos cmo prova da dívida ou pagamento. O nascimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo auxiliou no processo contábil.
Os arquivos governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.
No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá Mudanças como o fim da escravidão e o inicio da mão de obra assalariada deixaram as operações mais complexas no século X, surgiram as primeiras empresas na Itália, mudando a sociedade burguesa.
No final do século XIII apareceu, pela primeira vez a conta "Capital" , significando o valor dos recursos nas companhias pela família proprietária.
O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O que implicou na adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.
No início do Século XIV, já se encontravam registros explicitados de custos comerciais e industriais, nas