Contabilidade
As funções administrativas quando consideradas em um todo integrado formam o Processo Administrativo, mas quando consideradas isoladamente, são simples atividades gerenciais de rotina.
Diante ao exposto no levantamento bibliográfico, fica evidente que o Processo Administrativo, assim definido pelos principais teóricos integrantes da Era Neoclássica, é inerente àquele individuo que se propõe atuar administrativamente, ou seja, exercendo profissionalmente, ou não, o gerenciamento de algo.
Tão evidente quanto a inerência do Processo Administrativo aos gerentes, está as mudanças pelas quais as funções administrativas passaram nos últimos anos, especialmente a partir dos anos 80, data que marca o início da Era da Informação. Até então, as funções administrativas, definidas como atividades ligadas ao Planejamento, Organização, Direção e Controle, eram realizadas de forma rústica, pouco eficientes quanto a seus propósitos e o mais importante, sem o auxilio da tecnologia da informação, o que restringia a eficácia das ações gerenciais.
Com o advento da tecnologia aplicada ao efetivo uso corporativo, inúmeras mudanças ocorreram no campo da ciência administrativa, em especial ao que concernem as atividades tidas como básicas ao administrador. Essas mudanças ocorreram de forma súbita em um curto espaço de tempo, e ainda continuam acontecendo gradativamente, à medida que a tecnologia se desenvolve e fornece ferramentas capazes de agilizar, simplificar e reduzir incertezas no Processo Administrativo.
É importante ressaltar que o Processo Administrativo é resultado da soma das funções básicas do administrador, quando estas são consideradas e visualizadas num todo, ou seja, em