Segurança publica
No Brasil, apesar das poucas melhorias verificadas nas últimas décadas, principalmente na prestação de serviços públicos coletivos em áreas como, educação, saúde, trabalho e etc, não se constatam, no entanto, o mesmo avanço na qualidade de ordem pública. De fato nos da sociedade brasileira, ainda não pôdemos desfrutar da democracia ,liberdade e segurança.
Assim sendo, a manutenção da ordem pública é fator determinante para o Estado, para a consolidação de uma qualidade de vida para toda a sociedade. No do ponto de vista institucional, o desenvolvimento e manutenção de instituições competentes e eficazes, que proporcionem a confiabilidade institucional tornando-se fator determinante para a qualidade do serviço prestado e com isso a manutenção da ordem. Neste trabalho temos como objetivo discutir a relação das instituições preventivas de segurança do estado no controle de ações violentas contra a sociedade.
2. Violência
Não há como se falar em Estado Democrático de Direito numa realidade social onde os níveis de violência são consideravelmente inaceitáveis. Um sociedade sadia pressupõe, além da preservação do direito de propriedade e de outros requisitos, a garantia das liberdades de todos os cidadãos, como o nosso direito de livre circulação, a liberdade de expressão e o mais primordial na minha opinião de todos os direito, o direito a vida. Porem a realidade brasileira demonstra uma triste realidade onde os direitos acima citados sofre serias ameaças por conta dos elevados níveis de violência,demonstrados seriamente pelas taxas de homicídios, assaltos e qualquer tipo de vandalismo . O nosso direito a vida,