Segurança
Os componentes da empilhadeira são:
Carcaça ou chassi
É a estrutura metálica, geralmente de ferro fundido, que serve de contra-peso para a carga e de proteção para vários componentes da empilhadeira.
Torre de elevação ou coluna
Torre de elevação é um dispositivo empregado na movimentação de materiais no sentido vertical. Pode ser inclinada para frente e para trás.
-Garfos
São dispositivos utilizados para carregar, transportar e empilhar materiais. Podem ser deslocados manualmente no sentido horizontal e verticalmente pelos controles da empilhadeira.
-Contrapeso
Carga situada na parte traseira, que serve para equilibrar o veículo quando carregado, e que faz parte da própria carcaça.
- Volante
Dispositivo de controle de direção do veículo. Pode ser girado tanto para a direita como para a esquerda. As empilhadeiras que têm três rodas podem dar uma volta completa sem sair do lugar. O volante deve ser mantido limpo, evitando-se choques que possam danificá-lo, bem como tração desnecessária como, por exemplo, utilizá-lo como apoio para subir na empilhadeira.
- Pedais
São dispositivos que auxiliam o comando do veículo para movimentar, trocar de marcha, diminuir velocidade e parar.
- Alavanca de freio de estacionamento
Deve ser usada para estacionar a empilhadeira ou para substituir o pedal de freio em caso de uma eventual falha.
- Pneus
Componentes sobre os quais se movimenta o veículo. Podem ser maciços ou com câmeras de ar.
- Alavancas de Comando da Coluna ou Torre
As operações de elevação e inclinação da coluna são controladas por alavancas de até quatro posições que comandam a ação telescópica dos cilindros de elevação e inclinação, munidas de válvulas de controle colocadas no circuito hidráulico principal da máquina. As alavancas de comando da coluna encontram-se situadas ao lado direito do operador e à altura da borda superior da chapa-suporte do assento ou do painel de instrumento.
- Alavanca de Câmbio (controle