contabilidade
Alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, por isso pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão, e nem sempre é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei. O contador deve demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode ser uma importante ferramenta gerencial para auxiliar os gestores no processo decisório, dando um aumento competitivo para crescer o numero de empresas que vem investimentos em meios que ofereçam informações estratégicas dando aos gestores tomadas de decisões mais seguras.
Por ter o patrimônio como objeto principal e estar presente nas rotinas empresariais deverá obedecer a algumas exigências perante a Legislação, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são: ENTIDADE, CONTINUIDADE, OPORTUNIDADE, REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL, ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA, COMPETÊNCIA, PRUDÊNCIA.
Enquanto a Contabilidade financeira está voltada às exigências fiscais, a Contabilidade gerencial está voltada à gestão da empresa, e ambas têm a sua utilidade e apresentam características diferenciadas devido ao seu público-alvo. A gerencial confecciona relatórios conforme as necessidades dos administradores, muitas vezes utilizando como fonte de informações os dados contidos nos