Pedagogia
Um professor competente não é aquele que somente ensina, expõe uma matéria, é mobilizar uma serie de recursos mentais de uma maneira a resolver problemas. É levar o aluno a ver que os conteúdos são necessários para viver. É desenvolver no aluno o sentido mais apurado da sua percepção, fazer com que o aluno não apenas olhe de maneira superficial um conteúdo, mas desenvolver no aluno um olhar diferenciado crítico. Um professor competente desenvolve capacidades a fazer o aluno pensar e refletir sobre algo.
2- O que significa refletir sobre competências em contextos não escolares?
Exercer competências em contextos não escolares (Hospitais, Empresas, ONGs, Instituições...) é ser eficiente, eficaz e ético em suas ações. Não basta aprender conceitos e discutir pontos de vista, é preciso também, mudar as atitudes, colocar os valores aprendidos em ação é protagonizar o processo educacional sem negar a sua dinamicidade, os seus conhecimentos e qualidades e as falhas e fragilidade.
3- Que relação é possível fazer entre educação por competências e atuação do Pedagogo em uma empresa?
O Pedagogo tem que enquadrar o funcionário na realidade da empresa porque é um processo educativo, uma observação dos paradigmas da empresa. A função do Pedagogo é articular as dimensões humanas e pedagógicas. Um fator é saber que o ensino-aprendizagem não tem a função de doutrinar e é o Pedagogo que tem o papel de mediar, expor várias posições sobre determinados assuntos, a possibilidade de conhecer distintas opiniões e de formar a sua a partir das discussões e da análise dos aspectos positivos e negativos referentes a cada assunto.