contabilidade
O varejo é um setor que vem sofrendo grandes transformações no cenário mundial por conta da instabilidade econômica de 2008, tendo, portanto, como consequência o declínio em suas vendas. Dessa forma, os 250 principais varejos do mundo tiveram que adotar medidas estratégicas para a recuperação de sua representatividade, como diferenciação, inovação, mix de produtos, novos segmentos, atendimento ao consumidor dentre outros.
Dentre os países envolvidos no setor de varejo, aqueles que menos sofreram impactos e continuaram expandindo suas vendas foram os da America latina, Ásia e África, por conta do crescimento do mercado interno e atuação significativa no mercado global. Então, de forma a obter sucesso, os varejistas estão buscando diversificar seus ramos e novos mercados expandindo para as regiões internacionais.
No cenário brasileiro, o setor varejista ou retalho vem ganhando destaque, desde os últimos anos por seu elevado crescimento ao longo do tempo, devido ao aumento do numero de emprego da população e renda, tendo por sua vez maior participação no PIB (Produto Interno Bruto). Neste setor, lideram as médias e grandes empresas no segmento alimentício e automobilístico.
Segundo Kotler (1993), o varejo pode ser entendido como sendo todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços diretamente envolvidos na venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais para seu uso pessoal, não relacionado a negócios.
O varejo é uma categoria do comércio, no qual as compras são feitas em unidades pequenas, ou seja, é a compra de um produto que fazemos em uma determinada loja como de costume, sendo, portanto, uma compra fracionada. Diferente da categoria atacado, pois as vendas são realizadas em grande quantidade, já que são realizadas por donos de lojas, dentre outros, afim de que o produto seja revendido.
Dessa forma o varejo se difere do atacado, pelo fato de que o primeiro, por se tratar de vendas menores, tende a apresentar maior