Contabilidade
Caros alunos (as),
Esta aula visa apresentar um grupo de índices que visam determinar a situação financeira de determinada empresa, a partir do estudo de suas demonstrações contábeis, mais especificamente neste tópico o estudo do Balanço Patrimonial.
Seguem mais algumas orientações e ao final tem um exemplo prático.
São apresentados dois grupos de índices:
ÍNDICES DE ESTRUTURA PATRIMONIAL.
Este primeiro grupo de índices trata basicamente sobre a análise do endividamento da empresa, e ou aplicações dessas dívidas, que podem comprometer a situação financeira da empresa. Toda essa análise encima dos saldos apurados no Balanço Patrimonial que é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações.
CAPITAL DE TERCEIROS / CAPITAL PRÓPRIO (capital de terceiros dividido por capital próprio)
Capital de Terceiros / Capital Próprio =
PC + PELP
PL
Este índice revela quantos REAIS à empresa tem de capital pego junto a terceiros (PC + PELP), para cada REAL investido pelos sócios, ou seja, o capital próprio (PL).
Capital de Terceiros – Toda dívida da empresa, tanto no curto como no longo prazo, ex. fornecedores, empréstimos, salários a pagar, financiamentos, etc.
Patrimônio Líquido – O capital social da empresa mais os lucros já obtidos, em fim os recursos dos proprietários.
Este índice é de natureza “quanto menor melhor” pois quanto menor o índice, menor é a dívida da empresa.
COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO (Passivo Circulante dividido por Passivo Circulante mais Passivo Exigível a Longo Prazo)
Se o capital de terceiros / capital próprio mostra a dívida da empresa para cada real investido pelos sócios, o Índice de Composição de Endividamento, mostra como o próprio nome diz a composição da dívida. Ou seja, de toda a dívida da empresas (PC + PELP) o que vence no curto prazo (PC);
Quanto menor for o índice, melhor será, pois para empresa, em uma análise financeira, quanto menos dívida ela tem a curto prazo, melhor