tuberculose
Trabalho sobre Tuberculose
Guarapuava- PR
2013
CONCEITO
A tuberculose é uma doença infecciosa produzida pelo bacilo de Koch e que se caracteriza pelo aparecimento de um pequeno nódulo chamado tubérculo. Esta doença pode apresentar-se de variadas formas dependendo do órgão afetado. Embora o mais habitual seja a tuberculose afetar os pulmões, também pode atacar o sistema circulatório, o sistema nervoso central, os ossos e a pele, por exemplo. Entre os vários tipos de tuberculose, pode-se mencionar a tuberculose meníngea (que ataca as meninges), a tuberculose cardiovascular (centrada no coração, no pericárdio ou nos vasos sanguíneos), a tuberculose oftálmica (infecção do olho), a tuberculose osteoarticular (a infecção pulmonar passa para o osso ou para as articulações através da corrente sanguínea), a tuberculose geniturinária (que pode ser causa de esterilidade), a tuberculose do SNC (no cérebro ou na médula espinal) e a tuberculose miliar (afeta vários órgãos pela disseminação sanguínea do bacilo).
TRASMISSÃO
A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.
Primoinfecção Tuberculosa
Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas delas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvável de acontecer. Contudo, quando os bacilos atingem os alvéolos, eles ocasionam uma rápida resposta inflamatória, envolvendo