contabilidade
NOME: AROLDO JOAB DE OLIVEIRA
RA: 7089580679
SÉRIE: 2º SÉRIE A
1_ Introdução _ A evidenciação das demonstrações financeiras tem papel fundamental para o bom funcionamento das empresas, pois possibilita a obtenção de clareza em relação à situação econômica das mesmas. O meio pelo qual os diversos usuários das demonstrações obtêm conhecimento do atual estágio de uma determinada empresa, tanto em termos de situação patrimonial e financeira, como de lucratividade e aplicações dos recursos disponíveis.
_ O principal objetivo da Contabilidade é de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade. Em 1976 foi implementada a Lei n° 6.404, fato que deu início à maior normatização contábil no Brasil. Porém, certas normas definidas por essa lei impediam que o país se adequasse mais rapidamente e com maior eficiência às normas internacionais. Com isso, a lei n° 11.638, que foi aprovada em 2007, alterou artigos previstos na lei n° 6.404/76. Posteriormente, a lei n° 11.941/09, conversão da M.P. 449/08, foi aprovada para algumas adequações em relação à normas previstas na lei aprovada em 2007. O Balanço Patrimonial é a demonstração que proporciona aos usuários externos, informações inerentes à posição financeira de uma entidade, Devido à relevância do Balanço Patrimonial no ambiente contábil brasileiro, a classificação de suas contas possui extrema importância para comparar patrimônios de diferentes empresas, assim como para analisar um mesmo patrimônio em mais de um exercício.
2_ Aspectos metodológicos _ Quanto aos objetivos, classifica-se este estudo como descritivo, que é caracterizado como o estabelecimento de relações entre as variáveis a partir da descrição de um fenômeno ou população. Acrescenta que este tipo de estudo pode ser classificado como intermediário, não sendo tão