Contabilidade
As sociedades anônimas correspondem a uma forma de sociedade empresarial apropriada aos grandes empreendimentos econômicos.
Suas características mais importantes são a responsabilidade limitada dos sócios, de acordo com o número de ações da empresa e a fácil negociação da participação dos sócios, instrumentos fundamentais para despertar o interesse de investidores e propiciar a reunião de grandes capitais.
A importância das companhias é o fortalecimento do mercado de capitais beneficiando a coletividade, gerando renda, empregos e promovendo o desenvolvimento econômico e social tão necessário e desejado por todos os brasileiros, de maneira transparente e com credibilidade.
A sociedade anônima, portanto, de um lado pressupõe despesas de valores elevados, mas, de outro, fornece instrumentos à captação de recursos a custos menores do que aqueles cobrados no mercado financeiro, além de flexibilidade para a condução dos negócios sociais.
Formas de Constituição Jurídica
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Associação é uma Sociedade sem fins lucrativos que se constitui pela união de pessoas, com direitos iguais, que se organizam com objetivos não econômicos. As associações podem ser jurídicas ou não. Toda associação com personalidade jurídica é dotada de patrimônio e movimentação financeira, mas não poderá dividir o retorno econômico entre os associados, uma vez que será usada no fim da associação e nunca está sujeita à falência ou recuperação econômica. Um exemplo de associação é a Organização não governamental
(ONG).
Fundação é uma pessoa jurídica composta por um patrimônio juridicamente insolúvel e personalizado, destacado pelo seu instituidor ou