Contabilidade
Trabalho apresentado no III Fórum Nacional de Professores de Contabilidade – São Paulo – SP, 16 a 18/07/02 – FECAP Trabalho publicado na Revista do CRC/PR – Ano 27, nº134 – 3º quadrimestre de 2002.
Resumo Neste trabalho, procurou-se evidenciar a avaliação do professor, destacando os tipos de professores de nível superior e na seqüência foi feito um paralelo com a atual situação dos professores dos cursos de Ciências Contábeis. Foi descrito também o perfil esperado do professor de Contabilidade, destacando as características e habilidades necessárias para este, confrontando com as particularidade dos Cursos de Ciências Contábeis. Foram sugeridos ainda outras formas de avaliação docente que complementam a avaliação formal do tipo questionário.
Introdução A avaliação do professor através de questionários tem sido a forma mais comum que as Faculdades e Universidades, utilizam para verificar a atuação do docente em sala de aula. Questionário este, que é respondido única e exclusivamente pelos alunos. Diante deste prisma, visualizou-se a necessidade de pesquisar sobre o assunto e verificar qual é o objetivo central de tais avaliações. Analisando de forma geral, percebeu-se que o objetivo principal da avaliação do professor, não está centrado unicamente na melhoria do ensino e sim visa destacar características diversas que de certa forma encobrem o real objetivo das mesmas, entre estes serão citados alguns:
2
-
Verificação se o professor sabe representar bem (artista); Se o professor é uma pessoa carismática e sabe envolver o aluno; Se o professor é flexível e faz o que a direção ou coordenação determina; Verificar se o professor é bem quisto pelos alunos.
Já outras Faculdades e Universidades procuram verificar se está sendo alcançado o nível de aprendizado necessário, por parte dos alunos na disciplina de determinado professor, ou seja, dão mais ênfase ao conteúdo e aprendizado. Tendo como