Contabilidade
Para determinar o custo de produtos estocados e destinados a venda é preciso considerar o valor pago na aquisição de tais mercadorias, deduzido o ICMS e acrescido das despesas relativas ao frete eseguro pagos pelo comprador.Tendo em vista que a empresa poderá adquirir um mesmo tipo de produto em datas diferentes, pagando por ele preços variados, o custo dessas mercadorias estocadas poderá ser determinado por meio dos seguintes critérios: preço específico, PEPS, UEPS e custo médio.
1.1 Preço Específico
Consiste em atribuir a cada unidade do estoque o preço efetivamente pago por ela. Esse critériosó pode ser utilizado para produtos de fácil identificação física, como por exemplo: automóveis emáquinas de grande porte.
1.2 Primeiro que Entra, Primeiro que Sai – PEPS Nesse critério, a empresa dá saída nos estoques dos produtos mais antigos, ou seja, adquiridos primeiro, permanecendo estocados os produtos de aquisição mais recente.
1.3 Último que Entra, Primeiro que Sai – UEPS
Adotando esse critério, a empresa dará baixa em primeiro lugar nos estoques maisrecentes ficando estocado sempre os produtos mais antigos.
1.4 Custo Médio
Os produtos serão avaliados pela média dos custos de aquisição, sendo estes atualizados a cadacompra efetuada.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho discorre sobre as variações com relação aos diversos custos,excetuando apenas o preço específico. O trabalho apresenta o conceito de Peps(Primeiro que entra é o Primeiro que Sai), Ueps (a Última a Entrar é a Primeira aSair) e Média Ponderada Móvel.No trabalho também será evidenciado a resolução de alguns exercíciosreferentes às três variações citadas acima, no intuito de estabelecer um melhor entendimento relacionado ao tema.
2 VARIAÇÕES COM RELAÇÃO AOS DIVERSOS CUSTOS As variações têm como obrigação ponderar todas as maneiras concedidas,todas elas têm como base o valor de aquisição. A seguir, serão apresentadasalgumas variações.
2.1 PEPS