Contabilidade, uma gestão de riqueza patrimonial.
• Conceito, objeto e objeto da contabilidade;
A Contabilidade tem como objeto os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante aos registros, as classificações, as demonstrações expositivas, a análise e a interpretação desses fatos, com o objetivo de oferecer informações e orientações necessárias, para à tomada de decisões, mais racionais para preservação, ampliação do patrimônio e consequente continuidade da entidade.
• Escrituração Contábil;
Temos um fato importante na contabilidade que é a escrituração contábil, que são os registros sistemáticos de quantias, datas e origens de cada receita e despesa geradas, obtendo então informações necessárias para administrar a seu negócio.
• A contabilidade na Gestão Empresarial – A importância da contabilidade para a empresa e para o Gestor;
Na gestão empresarial, a contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, os contadores, os administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Para o gestor, isso é uma forma mais pratica de lidar com a administração em si, pois facilita a visualização de como a empresa está no decorres nos fatos geradores.
• Descontrações Contábeis – Balanço Patrimonial e Demonstrações de Resultado;
Temos dentro da contabilidade, algumas Demonstrações contábeis como: Balanço patrimonial, e Demonstração do Resultado dos Exercícios, que tem como objetivo de fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.
Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo que compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela