Tecnologia dos materiais
Os materiais de construção podem ser simples ou compostos, obtidos directamente da natureza ou resultado de trabalho industrial. O seu conhecimento é que permite a escolha dos mais adequados à cada situação.
As condições económicas de um material de construção dizem respeito à facilidade de aquisição e emprego do material, aquela dependendo de sua obtenção e transporte, e esse de sua manipulação e conservação. Os materiais sólidos são frequentemente classificados em três grupos principais: materiais metálicos, materiais cerâmicos e materiais poliméricos ou plásticos. Esta classificação é baseada na estrutura atómica e nas ligações químicas predominantes em cada grupo. Um quarto grupo, que foi incorporado nesta classificação nas últimas décadas, é o grupo dos materiais compósitos.
A evolução dos materiais utilizados pelo homem para abrigo e construção, ao longo da sua trajetória, desde os remotos tempos da pré-história em seus períodos marcantes, até os dias atuais. Verificando as peculiaridades de cada época, com as dificuldades no manejo, ferramentas, técnicas, disponibilidades de matéria prima, entre outras, e como foram evoluindo e integrando-se na arte de construir, possibilitando uma Arquitectura marcada pela busca de necessidades culturais, econômicas, técnicas, religiosa entre outras, que o espírito humano imprime em sua evolução.
2. Agregados
Pode ser definido como um material granular, sem forma e volume definidos, de actividade química praticamente nula (inerte) e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia.
2.1 Britas
As britas provêm da desagregação das rochas em jazigos e que após passar em peneiras, são classificadas de acordo com sua dimensão média, variável de 2,38 a 50,80 mm.
São classificadas em brita número zero, um, dois e três, e são normalmente utilizadas para a confecção de concretos, podendo ser obtidas de pedras graníticas e ou calcárias.