Profibus
Estudo da Necessidade de Proteção
Este documento possui a finalidade de apresentar um estudo completo da necessidade da utilização de um sistema SPDA para proteção de estruturas contra descargas atmosféricas bem como de pessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido.
De acordo com a norma NBR5419 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) tem se que estruturas especiais com risco inerentes de explosão requerem o mais alto nível de proteção contra descargas atmosféricas. Para os demais tipos de estruturas deverá ser determinado se há necessidade, ou não, de um SPDA. A necessidade de proteção é evidente, por exemplo:
• Locais de grande afluência de público;
• Locais que prestam serviços públicos essenciais;
• Áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
• Estruturas isoladas, ou com altura superior a 25m;
• Estruturas de valor histórico ou cultural, etc.
Será utilizado um método apresentado na NBR5419 para determinar a necessidade do SPDA e qual o nível de proteção aplicável.
1. Conceitos da avaliação do risco de exposição da estrutura
Primeiramente deve ser calculada a probabilidade de a estrutura ser atingida por um raio em um ano, esta probabilidade é o produto da densidade de descargas atmosféricas para a terra pela área de exposição equivalente da estrutura.
Será adotado como densidade de descargas atmosféricas a variável (Ng) que é o número de raios para a terra por quilômetros quadrados por ano. O valor de (Ng) pode ser calculado através da equação:
Ng = 0,04 . Td1,25 [por km²/ano]
Onde (Td) é o numero de dias de trovoada por ano, obtidos através de mapas isocerâunicos, o mapa isocerâunico da região de Goiás e Distrito Federal é mostrado na figura 1.
Figura 1 – Mapa isocerâunico de Goiás e Distrito Federal. [Fonte: Universidade de Brasília – UNB]
A variável que representa a área de exposição em