Contabilidade Tradicional e A Contabilidade Baseada em Valor
Revista Contabilidade & Finanças - USP
Adriana Maria Procópio de Araújo • Alexandre Assaf Neto
A CONTABILIDADE TRADICIONAL E A CONTABILIDADE
BASEADA EM VALOR*
Adriana Maria Procópio de Araújo
Professora Doutora do Depto. de Contabilidade e Atuária da FEA/USP – Ribeirão Preto
E-mail: amprocop@usp.br
Alexandre Assaf Neto
Professor Doutor do Depto. de Contabilidade e Atuária da FEA/USP – Ribeirão Preto
E-mail: assaf@terra.com.br
RESUMO
ABSTRACT
Importantes avanços estão sendo constatados na forma de atuação das empresas. A moderna gestão de empresas descarta a postura convencional da busca pela medição do lucro e rentabilidade e cede espaço a uma gestão voltada à riqueza dos acionistas. O crescimento da competitividade costuma, ainda, exigir vultosos investimentos para ganhos adicionais de market share, avaliados, muitas vezes, como de difícil recuperação econômica.
Criar valor aos acionistas demanda estratégias financeiras e novas medidas de sucesso empresarial, voltadas a agregar riqueza aos seus proprietários.
Diante disso, exige-se da contabilidade uma atuação mais destacada e sofisticada, visando a cobrir as necessidades de informações dos vários agentes de mercado, dentro de um ambiente de moderna gestão das empresas.
Os objetivos do estudo são: (i) constatar a importância da contabilidade na moderna administração empresarial; (ii) sensibilizar o pesquisador e profissional contábil da premente necessidade de modernização do sistema contábil; (iii) apresentar os fundamentos de um modelo de gestão baseada no valor, comparativamente aos procedimentos tradicionais de administração focada nos lucros; e (iv) constatar a relevância da informação contábil sob a ótica da essência econômica.
Important advances are observed in the way companies perform. Modern company management discards the conventional profit and yield measurement position and gives room to management directed towards shareholder wealth.
The growth of