contabilidade social
A Contabilidade Social trata da mensuração da atividade econômica e social em seus múltiplos aspectos. Assim, a Contabilidade Social apresenta os sistemas contábeis de estatísticas econômicas oficiais e seus instrumentos de análise. Com efeito, deve ser entendida como um sistema contábil que permite a avaliação da atividade econômica em um determinado período.
O acompanhamento dos movimentos de medidas agregadas em macroeconomia é o campo de estudo da teoria macroeconômica. A preocupação com a mensuração dos agregados macroeconômicos é o objeto da Contabilidade Nacional.
Produto Interno Bruto (PIB)
• PIB de um país ou região: representa a produção de todas as unidades produtoras da economia, num dado período a preços de mercado.
• Produção para as Contas Nacionais: toda produção de bens e serviços, mais a produção por conta própria e a produção de serviços pessoais e domésticos quando remunerados.
• Produção são as transações econômicas com valor de mercado. A valoração em termos monetários permite que se agregue quantidades heterogêneas.
Conceitos de Interno (PIB) e Nacional (PNB)
O PIB mede o total do valor adicionado produzido por firmas operando no Brasil, independente da origem do seu capital.
O PNB (Produto Nacional Bruto) e o RNB (Renda Nacional Bruta) são agregados que consideram o valor adicionado gerado por fatores de produção de propriedade de residentes. Há fatores de produção (capital e trabalho) produzindo no país e fora deste.
Produto Interno Bruto (PIB) – Óticas
Ótica do produto
PIB = Valor da Produção – Consumo Intermediário
Ótica da renda
PIB = soma das remunerações aos fatores de produção (salários, juros, lucros e aluguéis)
Ótica da despesa
PIB = Soma dos gastos finais na economia em bens e serviços nacionais e importados (consumo, investimento (FBCF + ∆E), e saldo comercial)
Renda Nacional Bruta (RNB) e Renda Disponível Bruta (RDB)
• RNB engloba: rendas dos setores público e privado e as transferências de