CONTABILIDADE SOCIAL
As empresas atualmente possuem um papel na sociedade não só financeiramente, mas também exercem um papel social enorme, e cada vez mais as empresas estão assumindo uma responsabilidade social, surgindo a necessidade de elaborar e apresentar informação sobre as atividades relacionadas com essa responsabilidade. Assim surge a Contabilidade Social.
A Contabilidade Social é um tipo de contabilidade que uma empresa realiza para colocar um valor, sobre a influência que suas operações representam na sociedade. Ela exige que as companhias observem atentamente todas as suas ações e verifiquem qual o tipo de impacto essas atividades exercem sobre a sociedade em geral.
Através de necessidades das empresas a contabilidade social surge com intuito de contar com informação pertinente para tomar decisões inteligentes com relação à gestão social, medindo o impacto da entidade na sociedade. O termo Contabilidade Social não lida com os mais variados modelos de ativos, como acontece com a contabilidade financeira.É baseada nos comportamentos das organizações na sociedade e visa medir a consequência de cada ação realizada pelas empresas.
A Contabilidade Social é apresentada através de um Balanço social que é um conjunto de informações demonstrando atividades de uma entidade privada com a sociedade que a ela está diretamente relacionada, com objetivo de divulgar sua gestão econômico-social, e sobre o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.
São muitos os benefícios que a empresa terá ao apresentar seu balanço social, as empresas que o fazem demonstram uma atitude ética e responsável.
O balanço social agrega valor ao nome da organização, além de atrair investidores, pois o Balanço demonstra que a empresa tem uma administração responsável e quer agregar valor junto aos consumidores. Outro beneficio é diminuir os riscos da organização na bolsa de valores, por que a organização demonstra transparência e