Contabilidade Social
Este trabalho falará sobre a Contabilidade Social e mostrará algumas definições de pontos importantes relacionados à mesma. Mostrará alguns pontos importantes, como e quando surgiu, sua aplicação no Brasil e sua função no país.
Falará também do PIB brasileiro e fará uma comparação entre alguns anos de Produto Interno Bruto.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1.Conceito de Contabilidade Social
Contabilidade Social: “Refere-se a uma forma especial de estatística econômica, cuja matéria é a classificação e a mensuração sistemática de todas as transações que compõem a vida econômica de uma nação.” Ou seja, mede a atividade produtiva de uma nação.
2.2.Histórico das Contas Nacionais
Contas Nacionais entende-se por um plano de gastos, criado pelo poder executivo e aprovado pelo legislativo.
Estudos indicam que o interesse pelos trabalhos no campo da Contabilidade Social começou entre o início da Crise de 1929 e fim da Segunda Guerra Mundial, abrindo caminho para a elaboração dos primeiros Sistemas de Contas Nacionais.
O Brasil ingressou no campo de Contabilidade Social com alguns trabalhos individuais, elaborados para finalidades específicas com embasamento não contínuo. Roberto Simonsen foi o primeiro a escrever sobre a fortuna nacional, em 1935, Aspectos da Política Econômica Nacional. Ainda assim, até o ano de 1947, não havia sido organizada oficialmente a equipe que cuidaria da implantação de um sistema de cálculo dos principais agregados econômicos. O início da implantação se deu com a criação do Núcleo de Economia, na Fundação Getúlio Vargas, onde foram confiados os estudos com vista à implantação de um Sistema de Contabilidade Social no Brasil.
No final de 1948, o Núcleo de Economia passou a contar com a Equipe de Estudos de Renda Nacional, que um ano mais tarde, concluiu a primeira estimativa da renda nacional líquida ao custo dos fatores de 1947. No início de 1950, foi concluída a revisão dessa estimativa e manteve entendimentos com as Nações Unidas