Contabilidade Social
Objetivo da Contabilidade Social – medir a atividade produtiva de uma economia, quantificando, para tanto, em termos monetários os seus agregados macroeconômicos, tais como: produto, renda, despesa, investimento, poupança, gastos dos governos, exportação, importação etc.
Atividade Produtiva = qualquer ação que resulta na oferta de um bem ( bem = mercadoria ou serviço ).
Os agregados macroeconômicos podem ser assim definidos:
Produto = o valor monetário de todos os bens (mercadorias e serviços) finais produzidos por uma economia por unidade de tempo. Bem final é aquele que não vai sofrer nenhuma outra transformação. Produto é um subconjunto do agregado macroeconômico produção.
Produção = valor monetário de tudo o que é produzido por uma economia por unidade de tempo. Engloba as produções de bens intermediários (consumidos pelo processo produtivo) e as de bens finais (consumidos pelos consumidores finais – famílias, governos e setor externo).
Renda = remunerações dos recursos produtivos (trabalho, recursos naturais, capital,tecnologia e capacidade empresarial). Basicamente, tem-se: salários, lucros, juros e aluguéis.
Despesa = valor monetário de toda as despesas de uma economia por unidade de tempo.
Basicamente, tem-se: consumo das famílias (C), consumo dos governos (G), investimento (I) e consumo do setor externo – exportações (X).
Investimento = valor monetário das despesas com bens finais que irão produzir outros bens por unidade de tempo. Basicamente, tem-se: máquinas e equipamentos e construções.
Poupança = valor monetário de toda a renda não gasta por unidade de tempo.
Basicamente, tem-se três agentes poupadores: famílias (SF) , governos (SG) e setor externo (SE).
Exportações = valor monetário de tudo o que enviado para fora de uma economia por unidade de tempo.
Corresponde a venda de mercadores e serviços de não fatores.
Importações = valor monetário de tudo o que recebido de fora de uma economia por unidade de