Contabilidade rural
Contabilidade Rural E a área da contabilidade que estuda o patrimônio rural. Como tal, estuda ativos (caixa, cabeças de gado, terra, tratores, fertilizantes, sementes, defensivos agrícolas etc.), passivos (empréstimos bancário, dívidas trabalhistas, etc) e patrimonio liquido (capitais, reservas etc). Como todo ramo de contabilidade, a contabilidade rural tem características próprias, outra característica específica é a presença mais frequente da reserva de contingencia nos balanços patrimoniais, pelo fato de que tal ramo de atividade tem grande vulnerabilidade aos fenômenos climáticos (geadas, seca, granizo Etc). A contabilidade rural existe a apenas alguns anos, e, apesar de sua extrema importância, muitos proprietários e produtores rurais não a conhecem e portanto não tem um controle interno/externo de suas atividades e, principalmente, dos seus resultados para tomarem decisões corretas.
Rios (2008, p. 13), “toda entidade bem assessorada, apresenta melhor desempenho. Numa entidade rural, tal premissa também é verdadeira. Se os proprietários rurais utilizassem mais as ferramentas da Contabilidade Rural, poderiam ter melhores resultados”.
A contabilidade rural gera informações necessárias para a tomada de decisões, no entanto, para ter sucesso, é necessário também ter uma administração eficiente e conhecimento do mercado agropecuário, e exatamente neste ponto se encontra a grande carência da maioria das propriedades rurais.
Segundo Calderelli (2003, p. 180), “a Contabilidade Rural é aquela que tem suas normas baseadas na orientação, controle e registro dos atos e fatos ocorridos e praticados por uma empresa cujo objeto de comércio ou indústria seja agricultura ou pecuária”.
EMPRESAS RURAIS
Empresas rurais são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio de cultivo da terra, criação de animais e da transformação de determinados produtos agropecuários.
O campo de atividades das empresas rurais pode ser