Contabilidade - razonete e balancete
WILLIAN LUIS HERMES
CONTABILIDADE GERAL
CASCAVEL
2011
INTRODUÇÃO Periodicamente, os responsáveis pela contabilidade devem verificar se os lançamentos contábeis realizados no período estão corretos. Uma técnica muito utilizada é o Balancete de verificação. Entretanto essa técnica, mesmo sendo muito utilizada, pode não detectar toda a amplitude de erros que possam existir nos lançamentos contábeis. Sendo necessária a elaboração de tabelas diversificadas para cada tipo de situação. O Razonete é também, uma forma de verificar os lançamentos contábeis realizados periodicamente. Utilizando-se de gráficos em T cria-se um Razonete para cada conta do Diário, sendo o lado esquerdo para débito e o lado direito para crédito.
1. Contabilidade “A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas”. José Carlos Marion (1998) Segundo Mário Lonardoni (1997) seu grande produto é o provimento de informações para planejamento e controle, evidenciando informações referentes à situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa. A contabilidade é o processo cujas metas são registrar, resumir, classificar e comunicar as informações financeiras. O input deste processo são as transações que a empresa efetua. O output são as Demonstrações Contábeis.
1.1 Livro Diário Segundo Júlio Cézar Zanluca (2004) O Livro Diário constitui o registro básico de toda a escrituração contábil e, por isso mesmo, a sua utilização é indispensável. No "Diário" serão lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas a cada dia, incluídas as de natureza aleatória, que provoquem