Contabilidade publica
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EVA VILMA SANTOS PEREIRA
GILZANA AZEVEDO OLIVEIRA
PAULO LEONILDO SILVA SILVA
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTAO EMPRESARIAL E PÚBLICA
MARABÁ
2012
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTAO empresarial E Pública
Trabalho apresentado ao Curso Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina 6º Semestre.
Marabá
2012
Introdução
O Brasil, no decorrer dos anos, sofria com problemas relacionados á existência de superfaturamentos, obras inacabadas, vultosas aquisições que não eram de interesse da população, fatos estes noticiados com frequência pela imprensa, fortalecendo a necessidade premente de se criar uma lei que pudesse frear esses acontecimentos. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nasceu em um momento onde o País atravessava uma grave crise institucional.
Um dos grandes problemas que o Brasil sofria em todas as esferas de governo era o déficit publico, pois se gastava mais do que recebiam os cofres públicos.
A LRF, é uma Lei Complementar de âmbito nacional, aplicável a todas as esferas e foi elaborada com o intuito de buscar o controle sobre os gastos que venham a ser absurdos e para tentar criar uma sociedade mais justa com um razoável grau de igualdade social.
PARTE I
ANÁLISE DOS GASTOS COM PESSOAL DE ACORDO COM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
A Lei Complementar nº 101, popularmente conhecida como a Lei de Responsabilidade Fiscal, em consonância com o caput do artigo 169 da Constituição Federal, visa impor aos poderes públicos o controle dos gastos. Essa lei fixa limites para despesas com pessoal, para dívida pública e ainda determina que