contabilidade publica
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RESENHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO
Salvador
2014
RESENHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio da Bahia, como requisito de obtenção parcial de nota de complemento da II Unidade, da matéria Contabilidade Pública, orientada pelo Professor: Antonio Claudio Vasconcellos.
Salvador
2014
CONTABILIDADE PÚBLICA
Este trabalho tem como objetivo apresentar um pouco sobre a Contabilidade Pública, bem como apresentar métodos seu conceito, aplicações e funcionalidades.
“Define-se Contabilidade Pública como sendo o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública e o patrimônio público e suas variações”.
Portanto, seu escopo relaciona-se ao controle e gestão dos recursos públicos.
“Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar 101/2000), a contabilidade pública alçou uma maior importância e valorização.”
A contabilidade teve sua origem nos primórdios da civilização. Surgiu da necessidade de se manterem registros e acompanhamentos das operações de comércio, isto é, de trocas de bens e serviços. A preocupação inicial limitava-se à proteção da posse dos bens materiais de que o homem dispunha. Havia também a preocupação com a administração desses bens, de modo que pudessem obter alguma vantagem com eles e garantir sua posse para as gerações futuras.
No Brasil houve grande aceitação à doutrina do patrimonialismo, predominante até nossos dias e com vários adeptos, como Francisco D’Auria e Frederico Herrmann Junior. Em1948, Francisco D’Auria lançou o livro Primeiros princípios de contabilidade pura e foi considerado o precursor do estudo científico no Brasil.
Foi ele quem