Contabilidade por competencia
Muitos executivos não conseguem entender os conceitos, e os contadores, por não estarem próximos da operação, não conseguem aplicá-los, e um assunto que parece simples, no dia a dia, não é tratado com a seriedade que deveria.
O observado é que muitas empresas trabalham com a visão de caixa, e o recomendado é que exista o envolvimento da área contábil, para determinação de provisões e controles, para que cada operação reflita a competência de seus fatos ocorridos.
Além das provisões aceitas pelo Imposto de Renda, existem outras áreas que devem receber atenção, como a área comercial, refletindo os contratos vigentes com os clientes, e a sensibilidade comercial e de cobrança refletindo a provisão para devedores duvidosos, e a comissão dos vendedores, de acordo com o mês de origem destas. Na área de marketing, deve-se pensar na amortização de suas publicidades, Na área administrativas, bônus e PLR devem ser reconhecidos mensalmente, e seus critérios revistos preferencialmente trimestralmente, também neste período devem ser revistas as provisões contingenciais, em conjunto com o departamento jurídico.
Após uma revisão dos processos e adequada a competência nas transações é necessário um controle para garantir as provisões e amortizações em seus períodos corretos, bem como a contabilização dos impostos referente a estes.
Matéria:
http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/contabilidade-por-competencia/33931/
Contabilidade por competência
O tema parece óbvio, porém os executivos não conseguem entender plenamente o conceito
Por Fábio Cornibert,
Administradores.com.br
Contabilizar por competência é um dos grandes desafios dos empresários. O tema parece óbvio, porém os executivos não conseguem entender plenamente o conceito. Os contadores, muitas vezes, por não terem uma visão gerencial, também não aplicam esse conceito adequadamente, pois utilizam as regras do Imposto de Renda.. As