Contabilidade introdutória
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALUNO: SILVIO NEY BARROS MONTEIRO
O DIREITO DO TRABALHO NO BRASIL
PFT-33567308
PALMAS – TO
MARÇO DE 2009
SILVIO NEY BARROS MONTEIRO
O DIREITO DO TRABALHO NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Legislação Social e Trabalhista.
Orientador: Prof. Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador
PALMAS - TO
2009
1. INTRODUÇÃO
Em se tratando de legislação social e trabalhista este trabalho traz temas centrais que facilitam a compreesão e discernimento sobre a disciplina aqui abordada, como também permitirá o aprofundamento sobre os princípios do Direito do trabalho, que é um dos pontos centrais para o estudo deste ramo que é de extrema e fundamental importância a ser dominado por nós acadêmicos e futuros profissionais das ciências contábeis.
2. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
É o método universalmente adotado, conhecido por digrafia por identificar registrar em cada fato contábil as origens e aplicações de recursos.
Este método foi propagado em 1914, na Itália, pelo frade franciscano Luca Pacioli. As partidas dobradas permitem o controle de todo o patrimônio.
O Método de Escrituração por Partidas Dobradas é considerado “perfeito” pelos contabilistas e deve ser utilizado por todas as entidades independentemente do porte ou objetivo social.
Nas Partidas Dobradas a escrituração é bilateral, ou seja, para cada operação haverá um ou mais débitos e um ou mais créditos, de forma que a soma dos débitos seja igual à soma dos créditos.
Corolários do Método das Partidas Dobradas, segundo o prof. Célio Cruz (1995).
a) A soma dos débitos é sempre igual à soma dos créditos;
b) a soma dos saldos devedores é sempre igual à soma dos saldos