Contabilidade internacional
1. O que é “IFRS” e quais os seus principais objetivos?
IFRS (International Financial Reporting Standards) é um conjunto de padrões contábeis, que tem apresentado aceitação mundial. Geralmente, a maior ênfase é aos objetivos e princípios, e baseia-se menos em regras e interpretações detalhadas.
Principais objetivos do IFRS:
•Harmonizar as demonstrações financeiras
•O objetivo principal é a evolução dos padrões contábeis.
•Princípios baseados em uma abordagem com maior foco na interpretação e aplicação dos pronunciamentos.
•Maior utilização de julgamento.
•Maior uso do valor justo resultando na ênfase em obter mensurações confiáveis.
•Maior transparência das normas contábeis em um ambiente globalizado.
2. O que é o “Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC” e qual seu objetivo?
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis -CPC é um comitê formado por ABRASCA, APIMEC, BOVESPA, CFC, FIPECAFI e IBRACON, criado com o objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de contabilidade para permitir a emissão de normas contábeis pelas entidades reguladoras brasileiras, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais de contabilidade.
3. Comente sobre a importância da Lei 11.638/07 para a contabilidade brasileira.
A Lei n°11.638 impõe às chamadas “sociedades de grande porte ”as mesmas diretrizes contábeis e fiscais que regem as companhias de capital aberto. Assim, as organizações detentoras de ativos superiores a R$240 milhões ou com receitas brutas anuais acima de R$300 milhões, mesmo que sejam de capital fechado e limitadas, devem dar publicidade a suas demonstrações financeiras, as quais devem ser auditadas por auditores independentes.
4. Quais são os principais objetivos das demonstrações contábeis,