Contabilidade industrial e rural
← A apuração do resultado de cada período e o levantamento do balanço em seu final ocorria por meio da apuração dos estoques em termos físicos.
← Estoques inicias
← (+) Compras
← (-) Estoques finais
← (=) Custo das mercadorias vendidas
← O confronto desse montante com as receitas líquidas obtidas na venda desses bens, possibilitava o conhecimento do lucro bruto.
← Do valor correspondente ao lucro bruto era preciso deduzir as despesas necessárias à manutenção da entidade, à venda de bens e ao financiamento de suas atividades.
← Vendas líquidas
← (-) Custo das mercadorias vendidas
← (=) Lucro bruto
← (-) Despesas (Comerciais, Adm. e Financeiras)
← (=) Resultado antes do IR
← Os bens eram quase todos produzidos por pessoas ou grupos de pessoas que normalmente não constituíam entidades jurídicas.
← As empresas propriamente ditas viviam basicamente do comércio, e não da fabricação produtos, exceto às instituições financeiras.
← O conhecimento e a verificação do valor de compra dos bens existentes era muito simples, bastava consultar os documentos referentes à sua aquisição.
← Com o advento das indústrias, tornou-se mais complexa a função do contador, pois agora ele não dispunha tão facilmente dos dados para poder atribuir valor aos estoques.
← Passam o compor o custo dos produtos os valores dos fatores de produção utilizados para a sua obtenção. O valor de compra é substituído pelo valor de fabricação.
← A Contabilidade Industrial tinha como principal preocupação auxiliar na mensuração monetária dos estoques e do resultado.
← Com o crescimento das indústrias a Contabilidade Industrial passou a ser encarada como uma eficiente forma de auxílio ao