contabilidade gerencial
Apresentação do estudo
A identificação dos gastos relacionados à produção e prestação de serviços de uma empresa, seja ela industrial comercial ou de serviços, é de extrema importância para o sucesso da organização. Nenhuma empresa consegue sobreviver sem considerar a informação do real custo de seus produtos ou serviços. É uma condição essencial à perfeita e correta mensuração dos custos incorridos. A contabilidade de custos vem ao encontro dessa ideia quando serve como auxiliar na geração de informações, controle operacional e tomada de decisões.Através dessa especialização da ciência contábil é possível trabalhar dados, transformando-os em informações que servirão como base para importantes decisões dentro das organizações.
Como ferramenta de controle e geração de informações, a contabilidade de custos atua na administração de sistemas de custeio, onde todas as variáveis necessárias para a correta mensuração dos custos são examinadas e evidenciadas.
Através das informações detidas por essa área é possível o estabelecimento de padrões, orçamentos e demais formas de previsão, além da possibilidade para o acompanhamento e comparação do que foi previsto com o que está sendo executado, o que permite investigar as prováveis causas quando houver variações.
Quando a contabilidade de custos está atrelada a tomada de decisões, as informações por ela geradas tem papel decisivo nas escolhas de curto e longo prazo, no que tange decisões sobre preço de venda, linhas de produção, opção de compra ou produção, entre outras.
Dentre as atribuições da contabilidade de custos, a geração de informações, controle e tomada de decisões, são fortemente influenciadas pelos métodos de controle de custos, onde as informações são obtidas e servem de base para qualquer decisão relacionada à produção da organização.
A elaboração de um método de obtenção de informações e controle das mesmas, seja ele complexo ou sucinto, é primordial para que o gestor da organização possa