Contabilidade Gerencial
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.
O processo de internacionalização das economias tem impactado fortemente os negócios empresariais, influenciando sobremaneira, principalmente na competitividade, fazendo com que os gestores das organizações busquem de modo contínuo e sistemático adaptar-se e esses processos de transformações.
Nesse contexto destaca-se com um de seus importantes indicadores a contabilidade gerencial, que se constitui em um conjunto de métodos, processos e sistemas, envolvendo custos, gestão e estratégias de negócios em termos de planejamento, organização e controle que tornam as operações eficientes e o empreendimento eficaz.
Planejamento é um trabalho de elaboração de um plano, que contém a definição de objetivos, etapas, prazos e meios para a sua obtenção. Dessa forma, o orçamento empresarial serve como um instrumento de planejamento em essência, quando é utilizado para formalizar os objetivos e metas a serem atingidas, de forma quantitativa, estabelecendo o volume de vendas a ser alcançado, o faturamento correspondente a este volume, bem como ao estabelecer os gastos que serão necessários para atingir esse objetivo maior.
DESENVOLVIMENTO
CONTABILIDADE GERENCIAL
Quando um ônibus sai de uma cidade, o empresário gostaria de saber se aquela viagem está dando lucro ou não. Essa é a mesma questão que um professor que resolveu montar um curso pré-vestibular tem quando conta o número de alunos matriculados. Já um industrial, que recentemente estruturou uma pequena fábrica, quer saber quanto tem que produzir para obter lucro no final do dia.