CONTABILIDADE GERENCIAL E SEU CONTEXTO GERAL NAS ORGANIZAÇÕES
Contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, ela auxilia contadores, gerentes, administradores e outros responsáveis pela tomada de decisão da organização. A contabilidade gerencial vai além da simples apuração de impostos, atendimento de legislação fiscal e previdenciária. Em linhas gerais contabilidade gerencial tem por objetivo suprir a necessidade da organização com informações não só de natureza econômica, financeira e patrimonial, mais com informações operacionais que possa auxiliar o contador ou gerente na sua tomada de decisão.
A Contabilidade Gerencial vem para auxiliar às pequenas e grandes organizações nos processos de tomada de decisão, tem por característica uma ferramenta não operacional, que não segue os meios legais e os parâmetros dos órgãos reguladores, essa ferramenta auxilia no controle, gerenciamento, tomada de decisões através de relatórios gerenciais elaborados por um Controller devidamente qualificado que irá apresentar ao executivo ou gestor da organização. Os relatórios gerenciais, uma vez que não oficiais, oferecem relatórios sólidos e concretos, porque vai além da parte fiscal, engloba todos os fundamentos, desde um custo desde o primeiro grau de um organograma até o alto escalão da diretoria, e os custos podem ser mensurada e por consequência a tomada de decisão para o objetivo final da empresa. A contabilidade gerencial surgiu para que os riscos sejam anulados e a entidade não morra, ela caminhe com administração para que o sucesso e a lucratividade sejam alcançados e mostrando a real situação da organização e prevendo possíveis situações futurar que comprometa o processo de produção e lucratividade da empresa, e todos os riscos sejam anulados.
Um dos exemplos é a área de análise de balanços, traduzida pela técnica contábil que consiste na interpretação dos dados que estão nas demonstrações financeiras, através de diversos