Contabilidade Gerencial e Finaceira
A principal função da Contabilidade Gerencial é ser utilizada como ferramenta no auxilio da tomada de decisões, assegurando que as informações chegaram às pessoas certas no tempo certo. Além disso, é responsável pela criação de planejamento com o objetivo de controlar de forma correta as atividades da entidade e organizar o sistema de gerência, fazendo, assim, com que a administração tenha conhecimento dos fatos ocorridos na instituição, e seus resultados.
Ricardino afirma (2005):
“O ponto fundamental da Contabilidade Gerencial é o uso de informação contábil para a administração, pois os dados contidos em seus relatórios propiciam fortes influências no planejamento estratégico empresarial, portanto todo tipo de empresa deve utilizar a contabilidade gerencial para direcionar seus negócios presentes e futuros e para que isso ocorra é necessário um sistema gerencial eficaz. O profissional contábil que exerce a função gerencial recebe o nome de controller, e este não se prende totalmente aos princípios tradicionais aceitos pelos contadores.”
Para que o processo da tomada de decisão seja alcançado, é necessário que se passe por algumas fases, que possuem a informação contábil como fator de muita importância. Essas fases são a definição do problema, obtenção de fatos, formulação de alternativas, ponderação e decisão final. A escolha da ação mais adequada finaliza o processo.
Para a gestão de negócios, a Contabilidade Gerencial é uma ferramenta de extrema necessidade, pois, por ser um processo complexo, pode descomplicar se tiver uma contabilidade adequada.
Crepaldi menciona (2011, p.15) “uma das técnicas utilizadas para auxiliar no avanço competitivo é o uso do sistema de informações, oferecendo as empresas relatórios gerenciais com informações que auxilie no processo de gestão criando vantagens competitivas no mercado concorrente”.
Por esse motivo, os gestores das micro e pequenas empresas devem utilizar as